Cercada de expectativas, a Calourada 2023 já entra para a história. A festa atingiu recorde de público: 16 mil pessoas passaram pela Gare da Viação Férrea na segunda-feira (20). A chuva até quis dar as caras, mas a partir das 17h, horário de início do primeiro dia do evento, a previsão do tempo já indicava que a noite seria de muita festa e alegria para os bixos que, aos poucos, foram lotando completamente o novo local da tradicional festa. A grande atração da noite foi o DJ carioca Rennan da Penha, que transformou o local em um grande baile funk.A Gare foi tomada por uma multidão de estudantes das instituições de Ensino Superior da cidade, jovens e o público em geral que foi prestigiar a programação preparada pela prefeitura em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a União Estadual dos Estudantes (UEE), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, a Liga Interatléticas de Santa Maria (LISM) e o Conselho Municipal de Política Cultural.
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) esteve no local e conversou com vários estudantes presentes. Ele mencionou que uma reunião com toda a equipe de organização da Calourada 2023 deve ocorrer terça-feira (21), às 11h, para avaliar o primeiro dia do evento com os órgãos de segurança e a fiscalização e ver o que pode ser aprimorado.– Todos os jovens com os quais conversei mencionaram a questão da segurança. Santa Maria é uma cidade maravilhosa e acolhedora. Quando mudamos o local, houve uma resistência no início. Mas aqui na Gare é um ambiente controlado. O mais importante é que a segurança é em todo quarteirão, para que quando terminar a festa, cada pai e mãe possa ter certeza que seu filho irá voltar para casa com segurança. Estamos trabalhando com amor e carinho para cuidar dos nossos jovens – informou Pozzobom.
Luciano Schuch, reitor da UFSM, destacou que é a primeira vez que a comunidade de Santa Maria se organiza para fazer uma festa para os estudantes de Ensino Superior da cidade:– Queremos fazer uma festa segura com todos juntos aqui se divertindo. Desde o começo, a UFSM esteve junto, discutindo com a prefeitura, para trazer a festa para um lugar mais seguro. Destaco a participação do DCE na organização, definindo a programação cultural, ajudando na venda das bebidas, ou seja, é uma festa dos estudantes para os estudantes. Assim como o Carnaval de Jaguari, por exemplo, queremos que a Calourada seja a grande festa de Santa Maria e se torne uma marca da cidade.Alimentos e bebidas eram comercializados no local, mas o público podia levar suas próprias bebidas, desde que não fossem garrafas de vidro. O evento contou com forte esquema de segurança, com o apoio de duas Plataformas de Observação Elevada (POE), com 16 câmeras cada, além das câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), um drone que sobrevoou a área do evento e agentes da Guarda Municipal com câmeras de vídeo acopladas no fardamento (bodycams).
Apesar do grande efetivo policial, foram registradas duas ocorrências. Conforme a Brigada Militar, houve a apreensão de uma arma de fogo no local do evento e o portador foi imediatamente encaminhado à delegacia. Em outro momento, dois homens brigaram, e um deles sofreu um corte em uma das mãos e foi encaminhado à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Em razão dos dois incidentes, a revista na entrada do evento deve ser intensificada a partir desta terça-feira (21).
Uma atenção maior ocorreu também durante a dispersão, após a meia-noite, que, apesar do grande fluxo de pessoas, ocorreu sem problemas.
Os bixos
Entre os calouros com os rostos e braços pintados estava Filipe Morales dos Santos, de 17 anos. O mais novo estudante de Teatro da UFSM nasceu em Alegrete, mas veio cedo para a Cidade Cultura e, desde então, sempre teve o sonho de ingressar na Universidade. O futuro ator colocou grandes expectativas na Calourada para comemorar a tão esperada aprovação no Ensino Superior:– Estou esperando que seja muito bom. Está tudo organizado bem direitinho. Eu considerava perigoso antes, no Brahma [Praça Saturnino de Brito], mas acho que aqui será maravilhoso. Era um espaço pequeno, acredito que aqui será melhor pelo fato de ter espaço, policiamento e bebidas para comprar aqui mesmo. Acho que foi muito melhor ter vindo para cá.
O bixo de Teatro da UFSM, Filipe Morales dos Santos, com a veterana Andrielli Razeira Costa
Muitos estudantes aproveitaram os ônibus gratuitos disponibilizados para ir até o evento. Entre eles estava o grupo de amigos da Fernanda Colombo, 22 anos, veteranos do curso de Engenharia Química da UFSM. O ônibus saiu da universidade às 19h30min e deixou os estudantes na Gare às 20h. O grupo trouxe suas próprias bebidas e, assim como a maioria do grande público presente, estava na expectativa pelo show do DJ Rennan da Penha.– Espero que seja mais seguro e muito divertido. Eu considero importante essa festa para os bixos porque eles acabam enturmando não só com os colegas mas também com toda a comunidade universitária da UFSM e da Universidade Franciscana (UFN), por exemplo – contou Fernanda.
Fernanda Colombo (ao centro, de óculos) foi com os colegas, veteranos do curso de Enegnharia Química da UFSM, de ônibus até a Gare. Assim como a maioria do público, eles levaram a própria bebida.
Os veteranos do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSM tiveram uma ideia inusitada, mas bastante eficaz, para que os calouros do curso permanecessem unidos, identificados e não se perdessem. Eles carregavam balões presos ao pulso, com o nome do curso, que podiam ser vistos de longe na multidão. Uma das bixos era a Yasmin Guimarães, 21 anos. Ela é de Curitiba (PR) e não esperava a aprovação para o curso na UFSM:– Fiquei muito feliz que consegui passar, pela lista de espera, e estou mais feliz ainda com essa grande festa de recepção à cidade e à universidade. Os meus veteranos são muito queridos. Não imaginava que teria uma festa com toda essa estrutura e segurança. Quero vir todos os dias.
As calouras de Engenharia Aeroespacial Yasmin Guimarães (à direita) e Isadora Lopes curtiram muito à festa próximas ao palco
Virou Rio de Janeiro
Com um pequeno atraso no início das apresentações, a cantora Arianne Telima subiu ao palco após às 18h30min e já deu o tom da noite cantando o melhor da música negra brasileira. Em seguida, foi a vez do reggae do Pitto Foliatti. Com a Gare já bastante lotada, uma batalha de rima tomou conta do palco da Calourada às 20h30min. O evento do coletivo Corap, que tradicionalmente ocorre na Praça dos Bombeiros, foi apresentado por Britto e MC Leti e animou o público presente com muito rap, hip hop e 12 MCs improvisando em batalhas de rimas.
Arianne Telima (à esq.) e a batalha de rimas do Coletivo Corap estiveram entre as atrações do palco da Calourada 2023
Em seguida, o DJ Grillo Beatz aqueceu para a grande atração da noite. Diretamente do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, o DJ Rennan da Penha transformou a Gare no famoso Baile da Gaiola. O carioca é reconhecido por ser um dos produtores de funk que popularizaram as produções musicais com 150 batidas por minuto e também é idealizador do Baile da Gaiola, festa funk que reúne cerca de 10 mil pessoas no Rio de Janeiro. Rennan até tocou uma prévia de sua nova música, que deve ser lançada ainda essa semana nas plataformas de streaming.
Bastante simpático, o artista recebeu a equipe do Diário para uma rápida conversa no camarim, ao fim do show. Rennan confessou que estava receoso sobre o repertório que iria tocar, devido à atmosfera estudantil do evento, mas ficou maravilhado com a recepção do público:
– Sou DJ de comunidade, não costumo impor nenhum tipo de censura nas minhas músicas. Eu realmente não esperava essa resposta do público. Se eu pudesse, colocava todo mundo dentro do avião e levava para curtir um baile no Rio comigo. Espero voltar breve, são poucos lugares que têm uma energia tão calorosa quanto essa. Também estão de parabéns pela estrutura do evento.
A festa na Gare segue até quinta-feira (23). Confira a programação completa:
Terça-feira (21)
Sandro & Cícero
Guilherme & Roberto
Palma DJ
O Jeito Delas
Grillo Beatz
Three X
Quarta-feira (22)
Trivela
Samba Move
Escolas de Samba Arco-Íris, Vila Brasil e Mocidade e Bloco Levanta Cultura
DJ Smith
Laura Maciel
DJ Ana K
Baterias Universitárias da Associação Atlética de Medicina Universidade Franciscana (AAMUF) e Associação Atlética de Medicina Tiango Touchdown (AAMTT)
DJ Rodrigo Guimarães
Quinta-feira (23)
Comunidade Nin-Jitsu
Dé & Tiago
DA.SE.RO.MA
DJ Octave
DJ Bianca
Syon Trio
Palma DJ
DM DJ